domingo, 8 de abril de 2012

A CARÊNCIA


              
                 Fala-se a toda  hora sobre carência, assunto preferido de quem não sabe explicar o vazio de um coração.  Acho até que cabe a psicólogos e psiquiatras, falarem sobre isso e não a mim, mas a minha experiência de vida e as minhas reflexões me dão argumentos para tal.
                 Na minha juventude, também sofri  desse mal. Em alguns momentos fui a mais carente das criaturas. Faltava-me tudo, em termos de afetividade e respeito, ao ponto de querer acabar com a minha vida insossa e sem perspectiva de mudanças.
                Que grande bobagem pensar que outros podem suprir nossas  carências !!!
                Mas graças a Deus, tudo passa e é importante que a gente esvazie o espírito de qualquer sentimento  de ódio, de amargura,de decepção. Não é fácil, mas essas coisas dependem  só de nós. Aquilo que fazemos aos outros e que lhes trazem sofrimento, também depende só deles, perdoar e esquecer. É tudo uma questão de entendimento e renovação.
                O que é a carência, senão a falta de alguma coisa. Ela pode ser material,  afetiva , intelectual  e espiritual. De qualquer forma , aflige, maltrata e nos leva muita vezes a uma depressão que já é um  mal físico. Aí vem o desequilíbrio, o  desânimo , a falta de vontade de sair desse marasmo avassalador. Não podemos nos deixar levar por esse mal. Ninguém precisa de  ser  amado para se amar. Antes de qualquer coisa, temos que valorizar aquilo que temos e procurar ser felizes. Antes de tudo, temos que preencher o nosso espírito e entender que a responsabilidade de preservá-lo das energias negativas é apenas nossa. Não interessa no que acreditamos. Não interessa a nossa religião. O nosso Deus pode ser o Sol ou pode ser um Totem, que nós aprendemos a adorar. Importa que  saibamos que existe um Ser Superior que está acima de nós e que nos indica o caminho a seguir através da voz interior de nossa consciência .
                O importante é que cada um de nós se goste porque se  gostando , vamos querer aprender, buscar as verdades que já nos foram ensinadas e suprir as nossas carências com atos de amor pelo próximo. Se pensarmos que o nosso amor, a nossa atenção, o nosso carinho podem  tornar  alguém menos carente, já estaremos preenchendo as nossas próprias carências.
                  A ninguém é dado   aquilo que não lhe está reservado, porque todos nós temos o que escolhemos. Não podemos desejar aquilo que a outro pertence, abominemos a inveja, a cobiça, porque teremos o que conquistarmos por merecimento.
                  Nós recebemos aquilo que damos. Se damos  amor , teremos amor de volta. Se damos água a quem tem sede, alguém saciará a nossa um  dia . Tudo que  vai , volta !!!
                  Quando nos bate à porta um sentimento de carência, tenhamos a certeza que é porque estamos fazendo outros carentes. De  uma certa  forma a carência afetiva é uma espécie de egoísmo, porque queremos ser amados mas não nos dispomos a dar amor. Não podemos enfiar nossa cabeça na terra como se avestruzes  fossemos, esquecendo que existe um mundo à nossa volta e que precisamos fazer parte dele.
                  Enfim a carência espiritual, é a meu ver a pior de todas. Acontece quando ignoramos as verdades que  nos foram passadas e repassadas tantas vezes.   Precisamos lembrar que somos espíritos  a caminho da luz. Ninguém precisa ser fanático, nem beato e sim apenas se policiar para entender que estamos aqui para nos melhorarmos.   Antes  de qualquer ação , pensemos em não fazer o mal a quem quer que seja,   sendo mais humildes,   mesmo que tenhamos na cabeça uma coroa de Rei. Todos somos  iguais e todos temos as nossas carências que dependem apenas do nosso jeito de ser. Procuremos entender melhor cada pessoa que está à nossa frente,nosso pai,  mãe,  irmão, filho, amigo,  superior,  empregado, aquele que nos presta um serviço, aquele a quem nós atendemos  em  qualquer circunstância,  sempre exercitando o respeito, a caridade, a  compreensão , o  amor.  Se conseguirmos   isso  vamos preencher os  nossos  vazios e reduzir  a  carência de alguns .
                    Fiquemos atentos  para não criar abismos entre nós e os que estão à nossa volta. Por menos que  tivermos , sempre teremos algo para dar e que o DAR seja de coração. A nossa felicidade só depende de nós, mas podemos nos esforçar para proporcionar felicidade àqueles que precisam, preenchendo as suas CARÊNCIAS com um pouquinho do que temos para DAR!!!

Graça,08/04/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário