domingo, 29 de abril de 2012

O VALOR DA CONQUISTA

                      O  VALOR  DA  CONQUISTA

                      Estive pensando seriamente  e cheguei à conclusão que a vida fácil deve ser um saco. Já pensou em fazer tudo o que você quer , sem dificuldades  ?  Acho que deve ficar faltando alguma coisa e você acaba não valorizando nada !
                      Se  analisarmos direitinho, entenderemos  o sabor da conquista e isso se aplica à maioria das pessoas. Pensemos num pai de família que ganha um salário mínimo e tem que viver com ele, morando , comendo, vestindo  e dando educação escolar aos filhos. O dinheiro dessas criaturas é tão abençoado que dá prá tudo. O sujeito consegue um pedacinho de chão e aprende o ofício de pedreiro para levantar o seu cantinho. Os vizinhos, os parentes, os amigos ajudam e vem o dia de bater a laje. Faz-se uma comidinha prá todo mundo, geralmente um feijão com arroz e frango e festeja-se com alegria. Depois vem o telhado, o acabamento e logo a casinha lá está  , com jardim e tudo. A conquista é tão grande que a alegria mal cabe no coração de toda família. Foi dado o primeiro grande passo. Nessa casa tem café da manhã, almoço e janta, quando toda a família se reúne e faz  planos. As crianças vão à escola do governo, com o pior ensino, porque o despreparo dos professores mal  remunerados  é uma vergonha. Mas na  escola , com o esforço dos mártires da educação, as crianças conseguem fazer pelo menos o ensino médio. A maioria sai da escola para o trabalho, fazendo  um serviço qualquer , sem nenhuma formação profissional porque a família precisa de sua ajuda. Quem nasceu pobre, não pode sonhar. No meio dessas criaturas tão sacrificadas, estão as grandes inteligências sem oportunidades, os grandes guerreiros que matam um leão por dia prá conseguir realizar seus anseios. É  desumano ?  É . Mas existe algo superior que muda o destino de muitas dessas pessoas  e as oportunidades surgem de uma forma ou de outra porque todos , sem exceção tem direito às conquistas.
                    Quantos dos nossos maiores atletas, artistas, profissionais  de todas as áreas vieram de origem humilde e conseguiram chegar no topo ?    Merecimento ?   Sem dúvida alguma. E o sabor da conquista  é inimaginável !  Há quem  diga : “pura sorte”. Nada é por acaso. Se alguém consegue se superar é porque acreditou no seu sonho, se sacrificou, fez por onde , nesta e na vida anterior. Mesmo aqueles que não tiveram que sobreviver com um mísero salário mínimo e tem um padrão melhor de vida, também dão murro em ponta de faca, para conseguir um lugar melhor ao sol. Sempre há luta, sacrifício, persistência, força de vontade para melhorar cada vez mais a sua vida. O que não tem nada, sofre  para sobreviver, o que tem mais, sofre porque quer ter mais do que tem e o que muito tem, sofre porque tem tudo o que quer.  E o que pensar da vida?  Ela é injusta?  Não. Ela é apenas conseqüência do que somos e do que  fomos.Deus seria injusto se desse tanto a alguns e tão pouco a outros, sem que cada um seja merecedor do que tem. Não temos que nos resignar com o pouco que temos e deixar de lutar para melhorar a nossa vida. Não podemos esperar que as coisas caiam  do céu por que somos filhos de Deus. Temos que usar os recursos da nossa inteligência e fazer brotar a flor no chão mais árido que temos.
                     Não existe coisa mais gostosa e gratificante do que a gente fazer aquela viagem sonhada, depois de passar um ano pagando uma prestação com sacrifício. A satisfação de realizar, mesmo com dificuldade, um desejo há muito guardado, faz com que tudo tenha mais encanto , tudo tenha mais valor.  Formar um filho na faculdade, depois de anos de luta, de aperto, de noites sem dormir, não tem preço, como não tem preço chegar à maturidade com a sensação de que tudo fez para que a vida de todos fosse menos sofrida.
                     Eu, sempre me regozijo com as  conquistas ,mesmo daqueles que não conheço. Tenho o maior orgulho, por  exemplo , quando encontro uma família paraibana que tem uma barraca de pastel e caldo de cana, aqui perto de nós. O casal tem dois filhos que conheço desde crianças. Os dois estudaram em  escola pública. A menina entrou para uma escola federal no  Rio e faz Engenharia Civil e o rapaz entrou para uma escola privada aqui em São Paulo e tem bolsa. Faz  Engenharia Ambiental  e agora , ganhou uma bolsa para estudar na Inglaterra. A alegria desses pais me emociona e me deixa muito feliz. São pessoas muito simples que trabalham muito e que sonharam com um sonho difícil.
                      Assim é a vida.  Cada um tem a sua felicidade e mesmo não nada tendo , tem direito à oportunidade de construir uma vida melhor.  Acho que a felicidade se manifesta de muitas maneiras e é muito bonito ver alguém feliz com o pouco que tem, porque a sua ambição é do tamanho do seu sonho.  É lindo ver a conquista de quem luta por ela e consegue realizar o seu objetivo.
                       Todos aqueles que lutam pelo que querem,  pobres ou ricos, conseguem o seu objetivo por merecimento, porque Deus dá e Deus tira se assim não for. Não existe injustiçados, todos são  merecedores do que têm !!!

Graça,abril /2012

Um comentário:

  1. O trabalho e a luta dignifica o homem,Porque através dele,se realiza seus sonhos e desejos.

    ResponderExcluir