quinta-feira, 5 de julho de 2012

SÂO JOÂO DO PASSADO


SÃO JOÃO DO PASSADO

Mesmo depois de adultos, era sagrado passar o São João na usina e ainda comemorávamos do mesmo jeito. Mamãe fazia aquelas gostosuras da época e soltávamos fogos, agora comprados por nós e ainda fazíamos balões que dificilmente subiam. Era um barato!  Um monte de marmanjos tentando fazer um balão subir e sem muito sucesso. Divertíamo-nos pra valer.
                  A fogueira enorme era erguida em frente da casa, assávamos milho e fazíamos a maior festa. Uma vez o marido de uma empregada da casa estava lá em casa e falou que ia passar descalço por cima das brasas da fogueira, sem se queimar porque tinha fé em São João. Duvidamos da proeza e ele passou não uma, mas vária vezes sem nada lhe acontecer. Verdadeiro mistéeeerio.
                    Fiquei encucada com a história e me aproximei mais do sujeito, passando a conversa nele, que em pouco tempo me revelou o segredo. Fiquei quieta e não falei nada pra ninguém. Em dado momento , depois de me encher de coragem, falei pra todo mundo que eu iria fazer o mesmo porque São João queria uma prova de minha fé.  Todos torceram para que eu fizesse o prometido e lembro que só Seu Abel ficou  preocupado. Fiz toda uma cena e depois de muita hesitação,   passei por cima das brasas ,descalça e nada aconteceu. Desafiei todo mundo , ninguém se atreveu. A fé era pouca.  Mais uma vez eu era uma heroína e estava muito orgulhosa.  Depois de muito tempo contei o truque. O negócio é que estava chovendo e a terra molhada. Ficando algum tempo com os pés descalços sobre a terra molhada, não queimava os pés.  Segredinho besta, mas que enganou todo mundo e eu saí de poderosa e de muita fé.
                   Não tem como esquecer esses momentos em que nos divertíamos em família ! Eram momentos de muita alegria e amor entre nós. Papai e Mamãe valorizavam essas datas e ficavam felizes com a nossa presença.
                  Hoje eu morro de saudades de tudo isso e agradeço a Deus por me dar a facilidade de recordar com detalhes um tempo de muita ventura, em que curtíamos o presente e a presença de todos e sonhávamos com um futuro  igual. Muita coisa mudou nas nossas vidas , mas nada mudará a felicidade que tivemos juntos na usina Trapiche!!!

Graça,junho/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário