domingo, 8 de janeiro de 2012

Minha filha Flávia ( no seu aniversário )

            Falar da flávia é muito difícil, porque nem mesmo uma mãe consegue penetrar no âmago de um filho e dizer que o conhece plenamente. A mãe ama incondicionalmente e não questiona o que vai no coração do seu fruto. A mãe observa, acompanha, aplaude, recrimina,orienta e aceita ser orientada por um filho, quando as circunstâncias exigem . É incrível, a relação mãe e filho ! A gente pensa que tem sempre ensinamentos para lhe dar e no decorrer da vida, percebe que tem muito que aprender com ele.
            Com a Flávia, sempre foi assim. Quando ela era muito pequena, um bebê ainda, aprendi com ela como cuidar de uma criança. Eu achava que ela tinha que ser como eu queria e ela me mostrou desde cedo que tinha uma personalidade a ser respeitada e que eu tinha que aceitar isso. Aos quatro anos, ela era muito autossuficiente e queria fazer tudo sozinha. Duvidei da sua capacidade e cheguei a consultar uma psiquiatra infantil que depois de conversar com ela e lhe aplicar alguns testes, me falou sem rodeios que quem precisava de um psiquiatra era eu. Depois dessa ducha gelada, permiti que ela fosse ela mesma e ela foi.
             Flávia foi uma criança com opinião própria e diferente das outras. Seus interesses despertavam o interesse dos adultos. Ela não sabia ler ainda e já manuseava livros que não tinham nada a ver com as preferências de uma criança. A sua atração era pelos livros de orações de mamãe, que ela ficava horas e horas, com o livro de cabeça prá baixo, compenetradissima, como se estivesse lendo. Outra hora pegava um caderno e com um lápis o enchia de bolinhas, uma atrás da outra ,como se fosse uma escrita. E não saía da linha. Depois que foi para a escola, outra coisa interessante : do jeito que saía de casa, toda arrumadinha , voltava com tudo no lugar como se não tivesse feito nada. Sempre foi muito estudiosa e compenetrada , nunca nos dando o menor trabalho .
              Foi uma adolescente voltada para atividades com outros jovens, cantando no Coral da escola e tendo oportunidade de viajar com o grupo, sem que isso me trouxesse inquietação. Cheia de amigos, sempre me pareceu muito tranquila, a não ser pelos seus interesses políticos. Petista roxa, plantou a carreira política do Lula com sua campanha em prol do mesmo.Naquela época, nunca me passou pela cabeça que aqueles jovens que se reuniam na minha casa, batalhando pelo PT, pudessem  no futuro ,eleger o Lula Presidente.
              Nos 15 anos da Flávia, dei a ela de presente, uma linda Bíblia ilustrada, porque era a sua leitura preferida, além dos clássicos da literatura. Nunca conheci nenhuma menina da sua idade que trocasse uma praia por um livro de Shakespeare ou outro desse nível. Mas a minha filha era assim. Fazer o que ? Se fosse filha de Luíza, estaria explicada essa inclinação intelectual . Sempre voltada para o saber, fez seu primeiro vestibular para Fonoaudiologia, passando de cara e logo descobrindo que não era o que queria. Um tempo depois optou por Enfermagem, profissão que lhe caiu como uma luva. Nunca se afastou da vida academica, sempre se preparando mais e mais. Fez o curso em Recife e veio embora prá S.Paulo, onde se afirmou profissionalmente, sendo querida por todos da área e valorizada no meio. Muito correta e amante da profissão, nunca usou a sua capacidade profissional para se vender mais caro. Sempre trabalhou muito e sempre muito sacrificada financeiramente, ama o que faz e tem o pensamento voltado para o cumprimento dos seus deveres.
              A vida dela também deu suas voltas, mas hoje a vejo tranquila cuidando dos seus filhos e me dando a alegria de estar perto de mim. Se existe uma pessoa que merece ser feliz é a Flávia e ela vai alcançar o que ela quer com a vontade de Deus e Ele com certeza vai comtemplá-la com isso , pela sua retidão, esforço e competência.
              Nossa relação é engraçada. Ela, por conta dos meus problemas de saúde, me poda e controla minha vida, me deixando louca. Mas é tudo cuidado. Flávia é uma filha muito amorosa e me cobre de mimos. O meu respeito e admiração por ela são imensos.
              Hoje, minha menina está fazendo 47 anos e é difícil aceitar que o tempo foi tão célere. Talvez ela não saiba a extenção do meu amor porque a nossa vida não foi fácil, eu não consegui lhe dar segurança e tranquilidade quando ainda era quase uma menina e isso me faz sofrer muito. Talvez tenha feito ela sofrer também e não tem como resgatar coisas do passado. Espero que na sua cabeça, o saldo não seja tão negativo e que ela não me condene por isso.
              É tempo de colheita na sua vida e eu espero que ela possa colher os frutos do que plantou, vendo seus filhos se realizarem ,sua vida se equilibrar do  jeito que você sonha  e batalha prá isso.                                                                                                                                                                        Parabéns minha filha  e não abra  mão de ser PLENAMENTE  FELIZ !!!                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário