quarta-feira, 28 de março de 2012

ARARAQUARA , A MORADA DO SOL


                       Em recente viagem de ônibus  à Araraquara , pude observar a beleza  da região, durante todo o percurso.  Mergulhei na esperança verde da vegetação  que margeia  a estrada  bem cuidada  em toda sua extensão , admirando  o capricho das terras cultivadas e pensando que  um país tão rico de natureza,  com tanta terra, poderia  não ter  tantos  problemas.  A princípio o que me vem logo à cabeça é a pergunta que não quer  calar :  por que  o governo não incentiva a população a permanecer no interior, tornando interessante que lá se instalem outros, dando condições de trabalho e moradia, descentralizando a economia para outras cidades , em  vez  de  facilitar a aglomeração  perversa  da  Capital ?   É  impressionante   a  diferença  entre  a   grande cidade e as do interior. A impressão que temos é que tudo funciona melhor e o povo é menos  estressado .  Admito que não se  pode  comparar as oportunidades  e  as  facilidades  em alguns aspectos.  Mas  há de se destacar  a  qualidade  de vida  que  estas oferecem.
                      Araraquara me encanta sobremaneira  e  não posso deixar de comentar  as suas qualidades  visíveis. Não é sem  motivo , que é considerada  a “ quarta do país “ em qualidade de vida.  Tudo  lá, funciona  muito bem e o povo é mais feliz.  A impressão  que tenho  é que  as famílias são mais estruturadas  por terem  mais tempo juntas.  As  distancias  não  impedem ninguém  de  fazer  o que   precisa sem  a necessidade  de perder  tanto  tempo.   Os serviços prestados à população,  são  muito  eficientes em todos os aspectos. O comercio não deixa a desejar,  porque  tem  tudo  que  se  precisa  para viver  bem. Em todos os aspectos, a cidade corresponde às expectativas  da população.
                       É verdade  que  os  grandes  centros , são maravilhosos  em  termos  de  ganho,  desenvolvimento  e atrações as mais diversas, mas é verdade também que todas as mazelas estão lá.  As pessoas vivem  correndo , sem tempo prá nada, se alimentam mal e gastam tudo o que ganham  sem conseguir realizar coisas simples que fazem bem para todos.  A saúde, a educação,  a  segurança  e serviços  básicos  são  da  pior  qualidade. As pessoas  moram  mal, apertadas  em  cubículos ínfimos,  sujeitas a  uma  série  de  dificuldades,  quando  não  se amontoam em barracos, sem a menor infraestrutura,  expostas  a  toda sorte de infortúnios, sofrendo  todo tipo de abandono. Sabemos que uma cidade como São Paulo é maravilhosa para quem tem sua vida estruturada, mora bem e tem uma boa renda. Para os que sonham em melhorar de vida e principalmente para os que vem de fora, é muito difícil. Ninguém conhece ninguém, a solidariedade humana é pequena, porque o medo é maior do que a vontade de fazer algo pelo semelhante, uma vez que ninguém é confiável. Isso é muito triste para pessoas como eu que gostam de conversar e conhecer  gente.
                      Acredito que se houvesse uma melhor distribuição de renda, mais interesse da administração pública em proporcionar  uma vida mais digna aos filhos dessa terra tão grande, rica e promissora, teríamos menos cadeias abarrotadas, menos violência, mais futuro para nossas crianças. Falta-nos  o entendimento de povo desenvolvido, falta-nos orientação , falta honestidade, patriotismo e idealismo de políticos que se habilitem a trabalhar por um Brasil melhor e mais humano.
                       Araraquara é chamada de MORADA DO SOL  e não é sem motivo, porque o sol realmente  mora  lá, clareando  a cidade,  tornando-a  alegre e hospitaleira. O sol  parece aquecer os corações  dos que ali vivem.  O ar é puro e  faz um bem  enorme aos  pulmões ,enchendo de energia  os que caminham e se exercitam.  Há uma descontração nas  pessoas , uma alegria de quem tem uma vida com mais qualidade. Até o bronzeado  de todos, comum numa terra ensolarada, enseja um aspecto mais saudável.
                       A cidade é muito ampla, com ruas bem cuidadas, casas simpáticas, com flores nos jardins e plantas viçosas, cheias de vida e de frescor. Tudo isso me encanta e me leva a crer que todos nós merecemos  a  felicidade de uma vida mais tranqüila , com nossa família por perto , com tempo prá curtir a nossa casa , nossos filhos, nossos amigos.  Essa facilidade de estar perto de todos que amamos, faz falta na vida de quem como eu , teve essa condição. Todos nós merecemos andar tranquilamente, sem aquela neura de estar em perigo. È pena que nós  entendamos isso muito tarde, depois de perceber que as vantagens da cidade grande, são ilusórias, válidas apenas na época de aproveitar as boas oportunidades e, só  de passagem.
                      Araraquara , não tem o mar da minha terra, mas o sol benfazejo me faz lembrar o que deixei prá trás e acho  que é  isso que me apaixona,  além  da oportunidade  de me sentir acolhida pelos meus  amigos que ali moram .
                      Quando vou prá lá, fico encantada de ver  como tudo funciona sem contratempos e penso que se não fosse pela idade, que não me permite ousar,  enfrentaria  uma mudança de vida e arrastaria comigo os meus filhos e netos   para  a  MORADA DO SOL.

Graça, março/2012

2 comentários:

  1. Ah, Mãe.....se eu pudesse bem que eu iria mesmo, ter um pouco mais de qualidade de vida não faz mal a ninguém. Já pensou, seria muito bom, né?.....E com loja de R$ 10,00 ainda.....que sonho!!!!!! rsrs

    ResponderExcluir
  2. Dona Graça,
    Me senti parte do seu texto, pois minha vida é justamente esta. Moro sozinha em São Paulo porque aqui encontrei oportunidade de emprego. Minha família inteira mora no interior. Eu sofro muito com a falta de qualidade de vida tão bem ilustrada no seu texto: abandono, estresse, medo da violência, falta de tempo, relações superficiais, custo de vida alto, etc...
    Nós somos do Vale do Paraíba, mas houve uma época em que meus pais e meus irmãos moraram em Araraquara durante 6 anos, menos eu que fazia faculdade e só ia nas férias de julho e janeiro.
    Um abraço,
    Dilti

    ResponderExcluir