segunda-feira, 5 de março de 2012

Droga, o Mal sem Controle

           O assunto DROGA,  tem sido muito discutido e com enorme repercussão, como se fosse um problema novo no nosso país.  Na  verdade , todo mundo fechou os olhos e as famílias por vergonha, esconderam o problema enquanto puderam.  O governo nunca tratou o caso com seriedade e por omissão, permitiu  que a comercialização da DROGA fugisse ao controle e o uso se tornasse um caso de saúde pública, como epidemia que é.
           O tratamento  para os usuários, sempre foi  acessível  àqueles que podiam pagar uma clínica particular e o paciente  só era aceito se fosse de sua vontade. Posso dizer que era um tratamento elitizado. Havia o atendimento pelo SUS ,nessas clínicas, mas o tempo custeado não era suficiente para acabar com o vício. O que realmente funciona é um tratamento  a   longo prazo, com alguma atividade para o usuário , que precisa se livrar do vício , recuperar a sua auto-estima e identidade.  Algumas clínicas disponibilizam o tratamento sem custo e são geralmente de iniciativa privada e religiosa. Não sei se tem ajuda do governo. O que me consta é que geralmente são no interior do  Estado , num espaço rural, em contado direto com  a natureza.
         Ao governo, falta vontade política e entendimento da questão.  Não adianta querer acabar com a Droga, sem criar estrutura  para tratar as vítimas desse mal. Sem ajuda, elas não conseguem sair disso. Aqui em S Paulo,  montaram um esquema um tanto violento e radical para acabar com a Crackolandia, dispersando todo aquele pessoal que se amontoava nas ruas do centro. Criaram umas 20 Crackolandias  espalhadas pela cidade.  Ninguém fala mais no assunto  e as famílias continuam acorrentando seus filhos para mantê-los afastados da DROGA.    O drama é muito maior do que se pensa e vai continuar tudo igual se nada for feito.
         sabe realmente o que significa o problema,  aquele  que tem  perto um caso de dependência química.  O indivíduo  se transforma  e não dá paz prá quem está perto. A DROGA o perturba e transtorna  assustadoramente  e  a sua falta  o induz a cometer as maiores barbaridades, desde o furto até a ameaça de morte, deixando todos do seu convívio sem saber o que fazer.  Todos adoecem junto e a perturbação e instabilidade da família é fatal. 
         Infelizmente o mal não foi combatido desde o início, o Poder Público fez vista grossa para com o tráfico e a coisa  se alastrou de uma forma absurda, a ponto de atingir até a zona rural, acometendo o pessoal do campo, sem piedade. É lamentável a  situação !  A segurança está  cada vez mais comprometida e o mal atinge índices  elevados  de conseqüências drásticas e incontroláveis. A DROGA circula livremente nas ruas, nas escolas, nos presídios, banalizada de uma forma tal que dificilmente será banida. Conviver com essa realidade tem sido um sofrimento para as famílias, uma constante ameaça à juventude e  uma provável repetição de Sodoma e Gomorra, fato histórico de depravação e perversidade do ser humano.
            Até crianças se envolvem com o tóxico, o que é o cúmulo da falta de consciência de uma sociedade que se degrada cada vez mais. O que fazer diante de tamanha  destruição ?  O homem  precisa , com urgência, encontrar uma saída e investir tudo  nessa guerra poderosa. Ao invés de pensar em COPA DO MUNDO, o governo teria que se comprometer com essa causa tão importante, procurando se estruturar para amparar as vítimas e punir os responsáveis pela disseminação dessa coisa  terrível chamada DROGA!!!

Graça,março/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário