quinta-feira, 17 de maio de 2012

   Fazer o QUE ???
                 
              Quando a gente embarca  nas casas dos ENTAS  , começa a aceitar tudo , menos certas imposições que vem de cima , querendo nos obrigar a chamar presidente  de PRESIDENTA e outras tantas do tipo,  como  tenenta ,  atendenta, coronela .   Esse assunto já foi calorosamente debatido no Senado, quando a senadora Marta Suplicy chamou a atenção do Senador Sarnei que se referiu à Presidente da República como PRESIDENTE . O referido senhor explicou  o que e porque estava correto, mas não adiantou muito .                                                                                                                   ,           Eu  sempre   pensei que essas mudanças  vernáculas  fossem  feitas  por  gente preparada prá tal e não por um Congresso que de vez em quando solta  um  SEJE, ESTEJE, A GENTE  VAMOS,  NECROPSÍA, GRATUÍTO e etc.   Já é  muito difícil acompanhar as mudanças ortográficas de fonte competente , que se ignorarmos seremos apontados como analfabetos , como eu ,que faço uma confusão danada com as inovações.  O governo já nos enfiou uns livros didáticos com erros crassos  do tipo  “ OS LIVROS É... ou OS LIVRO...”  e outros disparates do Lulês do passado.  Meu neto chegou a discutir comigo que o livro estava certo . E agora José ?  O que vai ser da geração alfabetizada por essa gente sem noção. É um verdadeiro POBREMA  ou POBLEMA ! Já ouvi também dizer que ambas as formas não estão erradas e sim, menos usadas. Em vez de evoluirmos , estamos em plena involução  e isso já se faz sentir nos concursos e testes aplicados.  Ora , a  correção das  provas  deveria ser feita por quem  implanta  esses absurdos linguisticos. É duro ver tudo isso e ficar quieta . Já não bastam os vícios de linguagem  regionais que são difíceis de engolir, ainda temos que ser bombardeados por um besteirol de péssima qualidade. No rol dos vícios , me assustam as conjugações verbais cada dia mais infelizes. O verbo  PONHAR  é o mais frequente, não esquecendo  aquelas que doem nos nossos ouvidos como  :  “ se eu tivesse CHEGO,  se eu tivesse FALO, se eu tivesse MANDO , se eu tivesse   trago,  quer que eu FAÇO” e por aí vai.     
            Assassinamos a  nossa  língua  sem  a menor  preocupação de nos informarmos melhor.  Isso é lamentável e mais lamentável ainda é que essa orientação errada venha de quem deveria dar o exemplo, os poderes responsáveis pela educação. Onde está a assessoria dessa gente?  Eu , na minha insignificancia de “ Extrato de pó de peido do cavalo do bandido” , tenho um dicionário e uma gramática atualizados para consultas, procurando não errar tanto. Diante de tantas mudanças, fica mesmo difícil escrever ou falar corretamente. Até não me preocupo muito com alguns erros que cometo porque sou antiga e meu aprendizado foi diferente.  Na hora dos acentos circunflexos, agudos e sei lá mais o que , fico muito atrapalhada e prá falar a verdade acho tudo isso uma “merda”. Fazer o que?
                Não tenho a menor pretensão de ensinar português prá ninguém, mesmo porque já não sei mais nada, diante de tantas mudanças, mas não aceito a imposição do governo em ensinar  errado as nossas crianças que são o futuro do nosso país.  O computador corrige, é verdade, do mesmo jeito que a calculadora faz as nossas contas. E  assim , o ser humano se preocupa cada vez menos em usar a sua mente, que é muito mais poderosa que qualquer máquina que possa ser inventada. O português, dono do armazém da  esquina , punha um lápis atrás da orelha e fazia conta de cabeça. Virou piada. Hoje, a calculadora faz tudo sozinha e as pessoas não conseguem somar 2+2.  E o pior é que temos que conferir as contas.  Como? Não sabemos fazê-las  sem  a ajuda  da maquininha.
                A grande verdade é que ninguém precisa mais exercer um esforço mental prá nada. Quando acabar esta civilização, a próxima vai ter que descobrir como fazer o fogo,  inventar a roda e tudo mais . Os gênios vão surgir novamente !    Tomara que na próxima , o homem tenha mais  entendimento e sabedoria para não desprezar  coisas básicas como nós desprezamos. Enquanto isso , nós  ignoramos  princípios fundamentais  e atropelamos além da língua  pátria, uma série de coisas que fazem falta na nossa convivência em sociedade.
               As pessoas estão muito preocupadas com aparência , bem estar , consumismo e estão esquecendo de adquirir  mais instrução , mais preparo para o exercício das funções que lhes cabem. Isso envolve não só os conhecimentos técnicos, mas  conhecimentos gramaticais e literários , pelo menos , os básicos.  Procurar se expressar de forma razoável  não faz mal a ninguém. Eu    acho que o governo não tem que criar regras gramaticais absurdas modificando o gênero de determinadas palavras, prá justificar o desejo da  dona Dilma que quer ser chamada de presidentA.  Eu tenho que ser muito  PACIENTA com esse tipo de coisa, prá não ser enquadrada na Lei !!!

Graça,maio/2012

2 comentários:

  1. Oi tia! Adorei o seu blog!!Muito chik! Entrei não apenas para prestigiar, mas principalmente para desfrutar ...Eu demoro pra ler , mas sempre que leio me emociono! Parece que você está do meu lado lendo pra mim!!Parabéns tia por estar desenvolvendo sua veia literária, e obrigado por estar compartilhando conosco!!! Sou seu fã !!!Beijão Murilinho

    ResponderExcluir
  2. Entre sempre! Vai me fazer feliz saber que meu sobrinho que amo muito está me acompanhando ! Beijo no seu coração!

    ResponderExcluir