quarta-feira, 9 de maio de 2012

O ABRAÇO

    
                       O  ABRAÇO

                De todas as manifestações de carinho, o abraço é sem dúvida a que melhor representa o sentimento por alguém.  É através dele que transmitimos e nos são transmitidos toda a energia, calor humano, sensação de proteção, de amor , de amizade, tudo que precisamos para preencher nossa alma naquele momento.  O envolvimento corpo a corpo, reflete a vontade de passar o nosso sentimento com vontade de dizer, sem precisar nada dizer. Expressa por si só a alegria do encontro,  a vontade de estar perto, a saudade sentida.    Há na nossa vida, momentos em que o abraço, nos conforta, nos dá forças, nos alivia e nos encanta.
               Comigo acontece com as pessoas que não posso ver porque estão distantes, mas ainda neste mundo e com aquelas que já se foram, de volta da sua viagem expiatória. Essas pessoas queridas que não podemos  mais ver, nos visitam em sonhos e quando nos abraçam, nos enchem de felicidade. Isso nos faz acreditar na força espiritual de um abraço.
               Sonhar é comigo mesma.  Os meus sonhos são como se eu tivesse uma outra vida, em que as pessoas que a povoam são além dos entes queridos, pessoas que não conheço e que fazem parte desse universo desconhecido.  Chega a ser engraçado, porque existe uma sequência  de atos e fatos que já aconteceram e outros totalmente estranhos ao meu mundo aqui. Vez  por  outra  entro  nesse  mundo   que  é  tão  real  e  fascinante  ao  ponto  de  me confundirem as idéias.  Logo eu , que sou uma grande sonhadora, até acordada,  me perco nos meus sonhos e viajo na maionese, faço planos , conquisto o inconquistável e ainda me dou o luxo de fazer coisas que ninguém em sã consciência se atreveria a fazer. Não  falo de fantasias eróticas, coisas do tipo . Isso não acontece comigo. Às vezes me acho um tanto assexuada , quando escuto  esse tipo de relato. Prá mim, o sexo não precisa de fantasia . Ele acontece de forma natural , sem necessidade de motivação extra. Bom , esse é um assunto que não tenho muito a falar e deixo para os sexólogos de plantão. Afinal , cada um é dono das suas verdades  e  faz o que mais lhe apraz.
               E sonhando, vou preenchendo minha alma de coisas boas e de encontros maravilhosos .  Uma noite dessas, sonhei com pessoas da minha família e no sonho estava meu irmão  Carlos, o segundo da ninhada de dona Graça e seu Abel, que já nos deixou há uns dois anos e que era uma pessoa muito importante na minha vida. Ele foi prá mim um exemplo de humildade e de sabedoria. Não se projetou nesta vida como profissional, não se preocupou em ter  e foi a pessoa melhor que eu conheci . O seu jeito desprendido, sua teimosia e sua necessidade de ser meio ermitão , talvez não tenha feito bem a quem dele dependia e com ele convivia. Era um introspectivo, quieto  e um tanto  carente de isolamento.  Como pessoa, espiritualmente falando , foi um exemplo de bondade  e de amor.  Pois bem, encontrar essa criatura, mesmo em sonho, já é um presente.  Receber um  amplexo desses que a pessoa suspende a gente e roda, com aquela alegria de rever, é mais que um presente, é algo sem explicação. Acordei com a sensação daquele abraço e a conservo comigo de uma forma especial.  A saudade é com certeza aliviada num abraço dessa natureza e a presença da pessoa querida se faz sentir mesmo distante.
                Assim , vou abraçando quem eu gosto e aqueles que quero gostar e que me gostem. No abraço, podemos até mudar um pensamento, quebrar uma hostilidade e de repente expressar  o sentimento que nos vai na alma. Dessa forma , sintam-se abraçados ,todos aqueles que precisam de um aperto  tão precioso, que tanto bem pode fazer a quem  espera por ele. Nunca abracemos por abraçar, pensando sempre que através do contato , passamos amor, carinho, força e energia e recebemos também tudo de volta. Enfim , a troca é intensa e mais importante que qualquer palavra. O abraço fala por si só !!!

Graça, maio/2012

2 comentários:

  1. Dona Graça, que texto lindo! Depois de passar um dia de cão no trabalho, sofrendo para respirar com tanto cheiro de cigarro no ar, a sensibilidade contida em suas palavras renovou minha alma cansada. O abraço é, realmente, uma fonte abençoada de afeto e boas energias. E o melhor disso tudo é que o abraço entre a senhora e seu irmão Carlos, pode ter sido real.

    Pois é, nosso espírito não precisa do repouso necessário ao corpo físico, então, durante o sono, ele aproveita para ir onde suas afinidades o levarem. Como é bom poder abraçar quem amamos, não é? Mesmo que este abraço aconteça em outros planos da vida.

    A senhora sabe que os meus sonhos são tão reais, que às vezes eu não me lembro se sonhei ou se vivi determinada situação? Isto quanto um sonho interrompido não continua no dia seguinte...risos.
    Um abraço carinhoso pra senhora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso acontece comigo sempre e eu acho incrível. Costumo dizer que tenho duas vidas. São nossos encontros espirituais e é muito bom poder viver isso.
      Um beijo.

      Excluir