terça-feira, 8 de maio de 2012

O FRIO ME DÁ BANZO


                   

                    Começou o frio e mudaram  os nossos  hábitos. A partir de agora, temos que abrir os armários, revirar os guardados , achar nossos agasalhos e nos proteger.  Fazer o que ?  “Deus dá o frio conforme o cobertor”.  Até concordo com isso em determinadas situações,mas quando se trata do frio que nos castiga nessa época, nem sempre se tem o cobertor adequado.
                    Quantas pessoas não tem uma cama quentinha, uma bebida quente e roupa que aquece .   Quantas não estão nas ruas entregues à sorte e às vezes morrem de frio? Nem sempre nos lembramos disso e  reclamamos ,  mesmo agasalhados e abrigados ! Há os que se preocupam e fazem as campanhas do agasalho e da sopa. São os  anjos ,” o cobertor” que provavelmente , DEUS manda para socorre-las.
                     Eu, como boa nordestina que sou ,  acostumada com um clima tropical, sem mudanças radicais, não me acostumo em não ter um sol maravilhoso brilhando todo dia.Hoje, por exemplo, o tempo está horrível. Chove e no meu retiro, no meio do mato, está tudo molhado e a gente não tem vontade de fazer nada. Ficar na cama, não dá porque tenho que fazer minhas coisas de rotina e ninguém quer saber se estou com  frio e desanimada.  Todo mundo quer almoçar. Ainda sou uma privilegiada, porque não tenho que sair prá trabalhar fora, enquanto outros enfrentam as intempéries e vão à luta. A “ melhor idade” me faz ficar em casa. Pelo menos isso ela me dá de bom!
                      Na realidade , o que me desanima é a falta do sol. Não consigo me acostumar com a falta do sol, do mar , de andar descalça, de caminhar na praia. Essas coisas fazem muita falta na minha vida e a nostalgia me invade a toda hora. Não significa que eu esteja infeliz, só com muito banzo. E isso é mais forte quando o frio aperta. Aí eu penso : ser velho é uma porcaria mesmo. No frio , é dor daqui, dor dalí , coração apertado, falta de disposição. No calor, o mal estar , a pressão descontrolada , o cansaço, a sudorese. Nada está bom, nunca. O que me resta é o tempo para abrir o baú e rever o passado , as coisas boas que vivi e procurar reviver tudo com amor. Por isso, estou sempre voltando lá e trazendo para o presente tudo de bom que guardo  na memória.
                      A vida é isso mesmo. Numa fase vivemos e na outra revivemos. Graças a Deus posso fazer isso com alegria, já que tenho muita coisa preciosa para recordar e não me arrependo de nada que fiz ou deixei de fazer porque sempre fui uma pessoa bem intencionada, apesar de saber que “de boas intenções o inferno está cheio”. Às vezes , as nossas boas intenções são mal interpretadas e a gente quebra a cara. Mas isso faz parte da vida e cada um  sabe de si. Enquanto o corpo sente as agruras da maturidade , o espírito consegue ver com mais clareza o que acontece à nossa volta e procura o equilíbrio e a sabedoria que o tempo nos dá. Hoje, eu sou uma idosa alegre e irreverente, que procura viver com harmonia e compreensão.  Não gosto nem um pouco de estar na “ melhor idade”, mas tenho tentado aceitá-la, com restrições é claro, porque ela me limita e me impede de fazer algumas coisas que gosto.
                      Já que cheguei até aqui, dou graças a Deus pela oportunidade de estar de bem com a vida, satisfeita com a minha prole, com as conquistas de cada um . Só não gosto de não ter o sol prá me aquecer nesse frio e de estar cada vez mais distante da minha terra, do meu povo, das minhas origens !!!

Graça,maio/2012                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário