quarta-feira, 16 de maio de 2012

 
                 O  TEMPO E A BIPOLARIDADE

                 Na minha terrinha querida, no meu Nordeste distante, o inverno é chuva e chuva é bem vinda, porque a terra seca vai ser molhada, trabalhada e plantada. A chuva é vida , segura o sertanejo na terra , faz florescer o mandacaru , enche as cisternas, os açudes, sacia a sede do gado, cobre o pasto de verde, faz o sabiá cantar com mais força, enche de esperança a região. É a benção do céu que se faz presente, é a promessa de dias melhores, de uma colheita certa, de um ano menos difícil, a certeza de que os rios se avolumem , se encham de peixes e sigam seus cursos a caminho do mar. A natureza sábia mostra o seu poder de restaurar aquilo que parecia perdido. Não depende do homem  , a  reabilitação da terra. Não depende do governo que não quer ver o flagelo da seca e que há anos dorme, enquanto o povo nordestino enfrenta as dificuldades de sempre. É de se lamentar que o próprio nordestino que chega ao poder não procure uma solução, quando todo mundo sabe que ela existe. Por que não aprender com Israel ? Falta de vontade política apenas. O sertanejo não quer esmola do governo e sim solução para que possa continuar na terra , produzindo e colaborando com o crescimento da região. A seca sempre foi um ótimo negócio político, essa a verdade nua e crua.
               Enquanto a chuva não chega lá no sertão, castiga o Sudeste o ano inteiro. Como chove nessa terra ! Estou de saco cheio. Aqui no meu mato, onde me escondo há 26 anos, a umidade é intensa e a terra está sempre encharcada. As estações tão marcadas com datas, se misturam e fazem minha cabeça pirar. Na primavera, que deveria ser  um tempo agradável, chove , faz frio e são poucos os dias de sol. O verão é um horror. Chove todo dia , e as tempestades são assustadoras com a sua exibição de relâmpagos, raios e trovões , sem esquecer as chuvas de granizo.  Todo ano é um sofrimento para quem mora nas encostas ou tem que circular pelas ruas ,invariavelmente alagadas. O calor é insuportável, sem uma brisa que alivie.   Agora , estamos no Outono,  e o tempo ,prá variar, está chuvoso e frio. Na minha cabeça , já chegou o inverno. Não tem  quem   agüente  essa  instabilidade. Acho que o tempo aqui é “ bipolar “ como um monte de gente que conheço. Um dia , amanhece arreganhado, cheio de luz e alegria , no outro, se fecha e não tem acordo. Quando não chora, explode em trovões  apavora. O tempo , fica por conta da natureza e não temos o que fazer.  O indivíduo  bipolar, que convive conosco  e tem sua imprevisibilidade  neurótica e insuportável, que se trate ou se isole, porque ninguém merece.
              É isso mesmo. Uma comparação sem muito sentido, vez que comecei falando do tempo e entrei no terreno do comportamento humano.  Ser  “bipolar” é moderno e desculpa prá muita  trampa  que o ser humano faz por aí.  Aqueles que se permitem a falta de educação, de autocontrole, lançam mão de uma doença , fazem os outros de trouxas  e ainda acham bonito se identificar com a bipolaridade. Ambas as coisas, me deixam irritada e com vontade de procurar um lugar onde nada disso aconteça.  Onde ?  Não sei.  Só sei  que agüentar  um tempo que não se faz acreditar e alguém que muda a cada instante são duas pedras no meu sapato.  Quando a gente percorre uma longa estrada  e chega no ocaso da vida ,  tendo  que viver  sem a certeza do que será o dia seguinte, só tem uma saída :  virar uma borboleta azul e procurar uma estação favorável e a companhia de outras borboletas , escapando das bipolaridades  que nos afligem .
             O pior de tudo é que a gente faz um esforço enorme prá se melhorar, um exercício monstruoso para compreender  e se debate em  dúvidas.  Por que não morar na praia, com um sol  na cabeça e curtir o tempo que resta , fugindo da bipolaridade do tempo e das pessoas? Nem tudo é como queremos  e a saída é se adaptar àquilo que temos. Enfim  chegamos à conclusão que todos somos instáveis  e difíceis como o tempo  que nos obriga a mudar de roupa e de atitudes a toda hora.  Quando o frio não açoita nosso corpo, se instala no nosso coração que é bipolar por excelência.  O meu , coitado, não sabe se chora ou se dá risadas e dança conforme a música. Às vezes tenho uma valsa suave e linda que me leva aos vôos  que adoro fazer, às vezes ouço um rock pauleira que me deixa a mil por hora, sem juízo e com vontade de correr. É muita confusão na cabeça de uma Maria Bonita que se atreveu a sair do seu chão e enfrentar o desconhecido !!!

Graça, maio/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário