sábado, 4 de fevereiro de 2012

Sonho e saudade

                                                               


                Vivo falando de saudade  do passado  e dos momentos  felizes e , às vezes engraçados da minha vida . O que não quero lembrar, esqueço,  deleto, tento tirar de dentro de mim , o que é aliás um  processo  muito  difícil e sofrido.   Mas  nada  fica  perdido,  porque tudo é aprendizado. Depois de tanta vida, nem sempre bem vivida,  quero   mais , quero  sonhar sem me preocupar em realizar os sonhos. Já lutei, tive minhas conquistas, tive perdas irreparáveis, sonhos não realizados, erros irreversíveis, projetos  não concluídos, perdi minha saúde, me sinto destruída, mas estou em pé, sonhando sonhos irrealizáveis, abstratos, impossíveis de concretizar, mas  reais na minha fértil e imensurável imaginação de sonhadora  maluca. Não tenho   nada ,  não tenho o que o  ” periquito roa “,    mas tenho a mim mesma.     Dizer que dinheiro  não  faz   falta, seria uma grande hipocrisia. Faz falta sim, porque sem ele deixamos  de fazer coisas que nos dariam prazer. Sem  ele, deixo por exemplo de melhorar  o lugar onde moro, tornando-o mais agradável,  sem  ele deixo de entrar numa loja de  R$ 1.99 e comprar um monte de plástico ( o meu sonho de consumo), sem ele deixo de dar presentes às pessoas que amo, na hora que eu quiser, sem ele não posso ajudar meus filhos nas suas necessidades. Não sinto falta do dinheiro para fazer grandes coisas, como viajar, ter carros do último tipo, freqüentar  lugares  de luxo, coisas dessa natureza. Também não tenho inveja de quem pode fazer tudo que o que lhe  apraz .  Torço para que cada um tenha o que quer e sonha e fico feliz com as conquistas de todos. A falta do dinheiro  nos faz perder a paz quando não conseguimos pagar nossas contas e nos angustia porque nos violentamos por não fazê-lo.
              Minhas saudades são exatamente da paz que tinha quando não tinha nada e nem sabia que não tinha. Minhas saudades são do tempo em que o futuro não me preocupava porque havia muito tempo pela  frente.   Minhas saudades  são  da inocência perdida, da falta de ambição. Da  falta de necessidade de” não ter e ter que ter prá dar”. Eu nunca sofri por não ter, mas sofri muito por não ter prá oferecer por  exemplo aos meus filhos, melhores oportunidades. Tenho minha consciência em paz por ter tentado de tudo para que não lhes faltasse  nada , mas tenho também consciência de que não os ajudei a se realizarem e me sinto culpada vendo-os  numa luta inglória pela vida. Nessa  altura , nada mais posso fazer a não ser apoiar as suas decisões , as suas escolhas , aplaudir os seus sucessos e pedir a Deus que os proteja  e encaminhe.
               Hoje  , já me sinto um tanto INVISÍVEL, não sirvo mais prá muita coisa , não só pela  idade mas pela falta de condição física. Já não me trazem mais  problemas , não me fazem consultas, não me informam do que está acontecendo e sou sempre a última a saber.Talvez achem que não sei sequer aconselhar ou sugerir alguma coisa que deva ser feita. Todos  morrem de medo de me envolver em problemas que possam  me deixar preocupada. Só que eles não sabem que meu coração pode estar “ detonado” mas meu cérebro funciona muito bem e como o corpo não acompanha sua atividade , me entrego aos sonhos e me torno poderosa. Posso ser o que eu quiser no meu mundo impenetrável  e abstrato dos sonhos. Vou muito longe e faço coisas que até o diabo duvida... Isso  , ninguém pode me tirar, nem controlar.
                 Do meu posto de observação vejo como as pessoas se perdem na ilusão, nos atalhos que escolhem, querendo pular etapas e ,como sofrem com as decepções, com o não ter mais do que podem, esquecendo valores e princípios tão importantes e decisivos na vida de cada um. Observo com  tristeza , como a humanidade se dispõe a valorizar o TER muito mais que o SER.   Observo com desalento a futilidade descabida de quem acha que tudo pode porque tem muito. Desanimo diante da certeza de muitos, de que STATUS é muito mais do que SABER.            E  pasmo  diante  da  superioridade  daqueles     que  se  acham melhores do  que  os  seus semelhantes que tem muito pouco. Entristeço-me diante da certeza daqueles que pensam que o dinheiro tudo compra e que pagam para que outros façam a sua parte, sem saber decerto, que estão indo contra o bom senso e a sua  responsabilidade .  A vida faz com que reflitamos sobre muitas coisas e nos dá às vezes voz, na hora errada, porque cada um sabe o que quer e o que o realiza. Não podemos, mesmo com toda nossa experiência, mudar o livre arbítrio de ninguém, porque a experiência é exatamente fruto dos nossos erros e acertos e quem  chega à “Melhor Idade “ com mais sabedoria , é quem   mais errou. Aí, fica fácil falar. Acontece de ter sempre alguém a  dizer : “ faça o que digo, não faça o que faço ou o que fiz “
              O engraçado disso tudo é como os jovens reagem a essa “ experiência” dos idosos. O jovem sempre acha que tudo sabe e ás vezes sabe  mesmo,  porque sabedoria  independe da idade.Falta-lhe vivência.  O idoso tem experiência e vivencia e não aceita a sabedoria do jovem,  gerando um grande conflito. A sabedoria implica também em aceitar os conhecimentos dos mais jovens e aprender com eles. É incrível como todo mundo tem alguma coisa prá ensinar e prá aprender. Enfim, há uma constante troca entre as pessoas e podemos dizer que a vida é feita de aprendizado. Felizes daqueles que descobrem em tempo, que tem muito a aprender e que com humildade se dispõem  a armazenar as informações  que são passadas a todo momento e modificar o  que está errado. Voltar atrás nos nossos conceitos não significa nos desvirtuarmos  e sim dar  um  grande passo na renovação.
             O despertar para a vida, os tenros anos da juventude, nos fazem  grandes sonhadores e até nos isola da realidade, porque nos dá asas e nos transporta  a um mundo fantástico.  Os sonhos fazem parte da nossa programação de vida  Nós somos produtos do meio, da genética , da educação e por que não dizer que também dos sonhos?  O sonho faz parte da nossa vida, do nosso cantinho reservado da memória e nos proporciona felicidade. Sonhar é ultrapassar a barreira do real e se precipitar no infinito do  imponderável .  Sonhar é surreal, é viver além do possível, do palpável, do visível. Sonhar é deixar que o espírito se liberte e percorra  caminhos transcendentais. Sonhar é  portanto  viver e quando deixamos de sonhar, renunciamos à vida.
              Por conta desse meu  pensamento  é que me disponho a viver uma vida de sonhos e muitos  deles incompatíveis com a minha idade e condição de vida. Às vezes me surpreendo com coisas do meu sonhar. Provoco risos e talvez críticas, porque ninguém acredita que eu possa sonhar com tanta bobagem. Mas eu sonho e viajo no meu imaginário encantador.  Isso me mantém viva e com disposição para encarar o real, o que não depende de mim e o que não me pertence.     O SONHO é meu, a SAUDADE  é minha e isso , ninguém pode mudar.  A minha felicidade é feita de  sonho , de saudade e do grande e incontestável  amor que tenho no coração e no infinito amor de Deus por mim, que sempre esteve presente em minha vida. Eu não sou nada, não tenho nada de material, mas  sou uma centelha  da luz e do amor de Deus por todos nós.  
                Precisamos acreditar no velho ditado que diz que  “ SONHAR   É  VIVER “.          
                                                                                                                                                                                                 .
 Graça,jan/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário