terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Contagem Regressiva - 18 dias para o Natal ( Minhas Memórias )

            Hoje cedo, fui ao laboratório fazer um exame e estava com muito medo. Ao chegar na recepção, a primeira coisa que ví, foi um Papai Noel bem grande, sentado em um balanço, com as pernas cruzadas. Além da surpresa da decoração, me dei conta de que o Natal chegou prá todo mundo. A figura emblemática do bom velhinho, me encheu de alegria e até esqueci o meu medo. Lá dentro, observei as pessoas, todas com seus problemas de saúde e pensei em como somos vulneráveis e ao mesmo tempo, envolvidos com o que nos oferece cada situação. Só de lembrar que o Natal está tão próximo, me deixei levar pela sua magia e me pus a sonhar com um monte de coisas boas. Não só eu, mas com certeza a maioria das pessoas que alí estavam, também sentiu o clima de festa no ar.
            Há momentos na nossa vida ,que nos fazem refletir a respeito da nossa condição de simples mortais e em como somos protegidos em nossa caminhada, aqui na terra. Sabemos que um Poder Superior nos orienta e cuida de cada um de nós. Nas dificuldades, nos lembramos de invocá-lo e é importante que saibamos homenageá-lo também ,com nossa alegria e muita festa ,nas datas que lhe são dedicadas, não esquecendo de agradecer todos os dias, pela vida, pelo sol, pela natureza pelas dificuldades que nos fazem crescer e por tudo de maravilhoso que temos de graça. Comemorar o Natal, prá mim, é uma pequena homenagem que fazemos a Jesus Menino e a todas as crianças que Ele bem-aventurou.
             E por falar em criança, quero lembrar um pouco da Barra de Serinhaem, aquele paraíso perdido na minha fantasia infantil, lá longe, no litoral sul do meu querido Pernambuco.Da nossa praia quase selvagem, cheia de sol, mar azul, velas ao vento, cheiro forte de maresia, areia muito branca , morada dos deuses e dos pescadores, altos coqueiros e casas de páu-a-pique cobertas de palha. No meio desse paraíso tropical, agora, tinhamos uma casa nossa.
             O melhor lugar, ou seja o que coube no orçamento de papai foi alí na entrada do lugarejo, em frente a um Grupo Escolar , não muito perto do mar, mas um lugarzinho especial. A primeira vez que fomos passar o verão na casa nova, foi a descoberta de uma verdadeira mina de ouro. Lembro que um caminhão parou na frente de casa, na Usina, e juntamos nossos mijados e fomos em cima da carroceria, rumo ao nosso chateau recém-construído. A viagem foi a mais longa que já fizemos. O caminhão capenga, ia muito devagar pela estradinha estreita , ladeada de coqueiros , mangueiras e cajueiros e, pouco a pouco íamos sentindo na pele, o ar gostoso da praia que se aproximava. Chegamos. Curiosos fomos conhecer toda a casa, que tinha    um terraço em L , com areia da praia no chão.Lá dentro, uma sala , cozinha e dois quartos grandes.O da frente, era de mamãe, papai e tinha um berço de Luíza, que era ainda um bebê de quase 2 aninhos. O outro quarto era o nosso. Havia uma cama, de Lia e dois" treliches ", onde nos acomodávamos à noite. O banheiro , era do lado de fora e não tínhamos água nem luz elétrica, mas era a casa dos sonhos.' Papai,como  sempre ,pensava em tudo e já tinha comprado " Alpargatas Roda", umas sapatilhas de lona, com  sola de corda, para que caminhássemos até a praia . O caminho era acidentado e cheio de mato com espinhos e, depois, a terra ficava muito quente e não dava para irmos descalços . Lembro de um tipo de cacto que dava uma fruta vermelha ,chamada " cardo". Parecia um jambo bem vermelho por fora ,com uma popa branca e sementes pretinhas. Era uma frutinha bem selvagem, mas gostosa.  A praia era muito deserta e alí ,naquele pedacinho, acho que só nós íamos todos os dias. Era como se ela nos pertencesse.
              Reconhecido o terreno, nós os seis diabinhos , estávamos iniciando uma vida de liberdade e de travessuras. Fomos muito felizes alí, e certamente cada um de nós tem muita história prá contar e muita saudade prá curtir, porque  SAUDADE BOA NÂO MATA NEM MALTRATA !!!
            

Um comentário:

  1. Mãe, isso aqui está cada dia melhor!!!!!...Tô viajando no tempo com vc, que delícia!!!!!!

    ResponderExcluir