segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Contagem Regressiva 5 dias para o Natal ( Minhas Memórias)

Há apenas 5 dias do nosso Natal lá na Usina Trapiche, já tinhamos tudo prontinho para a festa. A casa já estava pintadinha e nossas roupas prontas.As anáguas, minha e de Luiza já estavam engomadas, bem duras, para armar os nossos vestidos exatamente IGUAIS. Lembro especialmente de um branco, todo bordado por mamãe que adorava nos vestir de bonecas. Todos nós já estavamos com a beca preparada, sapatos novos, esperando o grande dia. Íamos todas as tardes, curtir o parquinho e fiscalizar a arrumação do clube, ver se a árvore de Natal já estava sendo decorada por Neco, que era o "PROMOTER" da Usina. Ele organizava tudo e a criançada não o deixava em paz. Nessa altura, já começaram a armar o Presépio, na calçada do armazém, onde na noite do dia 24, seria celebrada a Missa do galo. Estava próximo o Natal e nós nos agitavamos com a espera
Na nossa casa, os preparativos eram imensos.Faltando uns dois dias para a festa, mamãe já mudara todos os móveis de lugar, costume que tinha , acho que na esperança de renová-los. A casa era inteira lavada e como naquela época não havia sabão em pó, o de barra (Bem-te-vi), era derretido e com ele esfregavamos o chão, ficando um cheiro gostoso de limpeza que até hoje posso sentir. No piso de taco, passavam cera e nos móveis, óleo de peroba. Tudo era cuidadosamente limpo e o cheiro tomava conta de todos os ambientes. Nossa árvore improvisada já estava coberta de algodão e cheia de bolinhas, agradando nossos olhos inocentes. Havia muita magia nisso tudo e nada, por mais bonito e mais rico, pode superar a sensação de felicidade que invadia nossos corações.Nas nossas cabeças não passava a idéia de pedir isso ou aquilo ao Papai Noel. O que viesse era uma festa e acho que nunca deixamos Papai e Mamãe constrangidos ou frustrados por não poderem atender os nossos pedidos.Papai comprava nossos presentes nas barraquinhas montadas no páteo em frente ao armazém e nos deixava felizes e excitados. Esperávamos sim , que o Papai Noel viesse e sabíamos que ele viria com toda certeza. Hoje, temos toda uma apelação comercial em torno dos presentes de Natal. As crianças pedem coisas que às vezes os pais não podem dar, gerando uma culpa enorme neles. Cabe a cada um, conscientizar os seus filhos da sua realidade e fazer com que eles fiquem felizes com aquilo que lhes é oferecido. O importante é o verdadeiro sentido do Natal. A criança não sabe o preço de um presente que independente do seu valor, pode agradar do mesmo jeito. Lembro de quando meus filhos, Flávia, Silvia e Marcio eram pequenos e na época, os únicos netos e sobrinhos do clã, todos os cobriam de presentes lindos, caros, os mais modernos. Luiza, ia na Loja Brasileira e enchia três sacolas de bugingangas, tudo coisinhas baratas.Os três ficavam encantados e era com os presentes dela que brincavam mais.Ela se gloriava da sua sabedoria ! Na cabecinha da criança, nem sempre o objeto de desejo é o de maior preço. Falo tudo isso porque as pessoas estão convertendo o Natal num negócio, numa troca de presentes e estão esquecendo que Natal é amor é paz é festa de aniversário do nosso Jesus. Não podemos esquecer isso. É muito bom dar e ganhar presente, é uma oportunidade de dizer às pessoas que as amamos, de agradecer a quem nos prestou um serviço, uma opotunidade de fazer uma boa ação a quem precisa de nós.
O Natal é uma festa cristã, acima de tudo e aproxima as pessoas pelo amor, pela solidariedade, pela reunião da familia, pela necessidade de reavivar nos nossos corações, as promessas do nosso REDENTOR. Nunca, o mundo precisou tanto das nossas orações da nossa esperança, da nossa certeza de que Deus existe e é muito , muito MAIOR do que tanta maldade que nos aflige cada vez mais. Vamos deixar que o MENINO JESUS entre na nossa casa na Noite de Natal e nas nossas vidas, sempre!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário