domingo, 25 de dezembro de 2011

Natal e Sonhos

                     Chegou a noite de Natal e mais uma vez curti todo o encanto que ela me traz. Muitas coisas mudaram, a vida mudou, os anos passaram, mas a noite de Natal, continua mágica. Hoje eu me delicio com a alegria, especialmente das crianças que não conseguem esperar a chegada do Papai Noel e nos deixam desesperados prá ver o que ganharam de presente.   Essa,  a maior diferença!          Quando crianças, festejavamos o Natal e só víamos os presentes na manhã seguinte, nos sapatos, embaixo da cama. Isso nos fazia sonhar e nos deixava perplexos com a visita sempre invisível do bom velhinho.
Hoje, os presentes ficam embaixo da árvore e todos participam da distribuição de pacotinhos muito bem feitos, cheios de graça,que dá até pena de abrir . As crianças ficam encantadas com tantos e não sabem direito de onde vieram, mas curtem do mesmo jeito. Hoje, eu não espero presentes de Papai Noel e sim me transformo em Vovó Noel, papel que adoro fazer.Enfim, os anos passaram céleres e não roubaram a minha alegria e os meus sonhos. Apenas, me deram cabelos brancos, mazelas da idade e muita vontade de fazer a alegria dos outros. Hoje, a cozinheira sou eu e quem me conheceu há muitos anos atrás, não entende os meus dotes culinários de agora.
                    Até eu me surpreendo, com a mesa que preparo e fico feliz de ver como todos se deliciam e, sinceramente, fico esperando os elogios que me fazem um bem enorme. Essa devia ser a sensação da Dona Graça, quando nos presenteava com sua ceia maravilhosa.
Os tempos mudaram, as pessoas não são as mesmas e eu sinto uma saudade indescritível dos meus pais e irmãos, todos ausentes. Um filme passa na minha cabeça e eu me renovo para a vinda de mais um ano que se avizinha e que não sabemos o que nos trará. Todo ano, nessa época, proliferam as previsões, às vezes assustadoras e nós que já vivenciamos isso tantas vezes, não nos impressionamos. É mais um ano que está terminando, mais um ano de experiência, mais um ano que às vezes, difícil, não nos tira a esperança de um outro melhor.
                   É tempo de Natal ainda. A festa já foi mas a certeza de que fizemos o melhor, dá um equilíbrio muito grande para o nosso espírito, que se entusiasma com a felicidade de quem esteve conosco. É muito bom ter a familia reunida, o que não acontece todos os dias por vivermos tempos de muita correria, de trabalho, de afastamento pelas distâncias, de falta de tempo de todos. O Natal aproxima e faz com que nos sintamos juntos e unidos.
                   Há quem encare a reunião de Natal como uma reunião hipócrita, etc.,etc.,o que vejo como argumento de quem não consegue entender o sentido de tudo isso.  Argumento de quem não teve a felicidade de embarcar no sonho e na magia desse momento de prazer que vivemos pelo menos uma vez no ano. Na minha história, o Natal é vida e graças a Deus acontece todo ano, nos trazendo a renovação das promessas de Jesus. São essas promessas e ensinamentos que nos dão força para superar as adversidades  e agradecer as benesses que recebemos todos os dias, das quais, às vezes nem nos apercebemos. Tudo tem seu valor, tudo é vida, tudo é aprendizado e tudo faz parte da nossa evolução.
O Natal nos aproxima especialmente de Deus e de quem amamos. Toda a criatividade em torno dele é válida porque nos devolve a alegria da infancia e nos faz tentar oferecer às nossas crianças, o sonho e o brilho dela. O sonho faz parte da vida e, sabemos que ela acaba quando deixamos de sonhar. E sonhar é muito bom ! De vez em quando o espelho me desperta, quando, minhas cãs são, nele refletidas. Não me atormenta nem um pouco quando isso acontece. A idade não interfere em nada, no meu mundo encantado dos sonhos. A vida já é muito dura para que fiquemos o tempo inteiro em estado de alerta. A corrida do ouro nos faz perder momentos preciosos com a família, com os amigos e conosco. Deixamos escapar entre os dedos, o que pode nos dar a verdadeira felicidade. O ganho é primordial mas não pode ser mais importante que a vida, que a família. Não podemos deixar de ver nossos filhos crescerem.
Mais um ano se aproxima e espero que ele seja um caminho iluminado para todos, trazendo bons fluidos, muitas coisas positivas e a noção exata de que dura apenas trezentos e sessenta e cinco dias que,  passarão sem volta.
                   Precisamos viver cada dia de uma vez, aproveitando tudo que ele nos traz, sabendo que o amanhã não nos pertence e que o ontem já passou. Essa é uma filosofia de vida de quem tem muitos anos de janela, observando e vivendo um pouco de tudo. Espero que as pessoas sonhem bastante e se permitam o direito de aproveitar cada momento da , sem se preocupar tanto em armazenar tesouros aqui na terra, por que não os levarão na viagem de volta. Espero que procurem ser fiéis à sua consciência e não ao mundo.    Espero que sejam felizes e que conquistem essa felicidade, sem esquecer de sonhar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário